segunda-feira, 7 de março de 2016

Morre, aos 74 anos, Ray Tomlinson, o inventor do e-mail

Tomlinson projetou o programa para enviar e-mails quando trabalhava na Arpanet


Reprodução internet/Youtube/National Media Museum

 France Presse
Washington - O americano Ray Tomlinson, que inventou o e-mail, morreu aos 74 anos, segundo Vinton Cerf, coinventor do protocolo TCP/IP e atual vice-presidente da Google.

Nascido em 1941, Tomlinson se formou no prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT) e em 1971 escreveu o primeiro e-mail da história.

Cerf anunciou a morte de seu colega nas suas páginas do Twitter e do Facebook. A imprensa americana informou que Tomlinson foi vítima de uma deficiência cardíaca.

Tomlinson projetou o programa para enviar e-mails quando trabalhava na Arpanet, rede a serviço de pesquisadores e militares que mais tarde daria origem à Internet.

Leia mais notícias em Mundo


Foi dele a ideia de utilizar o símbolo @ para separar a identidade da pessoa da rede a qual se vincula.

Em seu blog, Tomlinson havia contado com riqueza de detalhes a história de sua criação. "O primeiro e-mail foi enviado entre duas máquinas que se encontravam uma ao lado da outra", conectadas através da Arpanet, explicou. 

"A primeira mensagem foi bastante 'esquecível' e de fato a esqueci", acrescentou. "O mais provável é que tenha sido algo como QWERTYUIOP (as primeiras letras do teclado em inglês) ou algo assim...". "Não acreditem em tudo o que leem na internet. Lembrem, há pessoas por trás dessa web e as pessoas cometem erros", alertou no seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário