De acordo com a pesquisa Ibope, divulgada pela Folha, 48% da população acha o governo interino ruim ou péssimo
Na reta final do julgamento do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), que começa amanhã, a administração interina de Michel Temer (PMDB) segue sem o apreço da população do Recife. De acordo com a pesquisa feita pelo instituto Ibope, encomendada pela Folha de Pernambuco em parceria com a Rede Globo Nordeste, a gestão do peemedebista, em seus pouco mais de 100 dias à frente da Presidência, é considerada como ruim ou péssima por 48% dos recifenses, enquanto 34% acham regular o governo interino. Apenas 12% classificam como ótima ou boa e 7% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Tanto na faixa etária de 16 a 24 anos como na de 45 a 54 anos, o percentual dos que avaliam a gestão do presidente interino como “péssima” é de 42%. Michel Temer obteve o maior percentual de avaliação da gestão como “ótima” (4%) entre os que possuem mais de 55 anos. Quanto ao gênero, o feminino é o que avalia mais negativamente a gestão: 51% acham ruim ou péssima, enquanto 44% do sexo masculino possuem a mesma avaliação.
Quanto à escolaridade, os que possuem ensino médio acham (51%) ruim ou péssima a atuação do peemedebista, enquanto os que possuem nível de instrução até a 4ª série do ensino fundamental são maioria (18%), entre os que a classificam como bom ou ótimo. No que se refere à renda familiar, Temer é mais bem - bom ou ótimo - visto pelo público com mais de cinco salários mínimos (16%). Enquanto seu maior nível de reprovação - ruim ou péssimo - está entre os que têm de um a dois salários mínimos (51%).
Segundo o cientista política Hely Ferreira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a pesquisa retrata um País dividido desde a eleição presidencial de 2014. “As pessoas que não querem Dilma, também não veem Temer com legitimidade para assumir a Presidência”, pondera o politólogo, acrescentando que, nas regiões Norte e Nordeste e especificamente no Recife, o eleitorado petista é mais expressivo.
A pesquisa ouviu 805 eleitores entre os dias 18 e 21 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Já o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A consulta foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº PE-02025/2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário