sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Fiéis acompanham procissão de Nossa Senhora da Conceição no Recife

Cortejo saiu da Prefeitura em direção ao santuário do Morro da Conceição

Procissão segue pela avenida Norte

Fiéis católicos caminham pela avenida Norte, na Zona Norte do Recife, participando da procissão em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. O cortejo segue em direção ao santuário dedicado à santa, no Morro da Conceição, centro das festividades nesta quinta-feira (8).

A Polícia Militar estima em pelo menos 3 mil pessoas o número de participantes da procissão. O andor com a imagem da santa é escoltado pela Marinha do Brasil e pela PM.
A costureira Eliza Silveira, 63 anos, paga uma promessa durante o percurso. Não veio descalça, mas carrega o símbolo do pedido na cabeça: um tijolo da casa que conseguiu construir depois de muito esforço. O objeto é um dos mais vistos na peregrinação. "Era uma época difícil, só consegui o dinheiro depois que pedi muito pra ela me ajudar. Hoje o sonho tá sendo realizado", contou a costureira.
Percurso
O cortejo teve concentração no estacionamento da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife. Os devotos, a maioria vestida de branco e azul, cores da Virgem, foram acompanhados por três trios elétricos. O percurso até o santuário é de aproximadamente seis quilômetros.
No caminho, a paróquia de São Sebastião, na avenida Norte, contemplou a passagem do andor com a imagem de Nossa Senhora da Conceição com um badalar de sinos ininterrupto.
Após a chegada ao morro, uma missa campal será celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, prevista para as 18h.
Homenagens
Iniciada no último dia 29/11, a Festa do Morro recebe devotos de todas as partes do Estado para as programações religiosa e cultural. Apenas nesta quinta, dia dedicado à Conceição, houve cinco missas, louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento. Milhares de fiéis subiram o morro para homenagear a santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário