terça-feira, 17 de janeiro de 2017

SINDICATO DOS PROFESSORES DE SÃO LOURENÇO DA MATA: AFINAL, QUAIS SÃO AS A REAIS OBRIGAÇÕES DE UM SINDICATO?


Dentre muitos direitos diferenciados para o professor concursado, ou seja, funcionário público, está a estabilidade em seu emprego. Um direito adquirido em função do concurso público do qual se submeteu. Evidente que mesmo estando sob tal regalia o professor precisa de ter órgão de representação que o defenda e o represente em várias situações. O que é de estranhar é que os sindicatos só se apresentam quando o assunto é dinheiro (salário) e além disso parecem está em estado letárgico durante o resto do tempo.
Todos sabem, isso não é novidade, que tenho formação de esquerda. Penso que está no sindicato o espaço de direito estabelecido a qualquer categoria profissional, mas havemos de repensar até onde estas entidades estão realmente fazendo seu papel regimental.

A bem da verdade não sei exatamente em que sindicato está ancorado o Sindicato de Professores de São Lourenço da Mata, mas estou baseando meus comentários no SINTEPE - Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação de Pernambuco que é o mais conhecido e influente de Pernambuco.

Entre tantos e tantos objetivos está no elenco de representações do sindicado dos professores (qualquer um e o de São Lourenço da Mata também) condições dignas de trabalho. Não está aqui qualquer crítica as pessoas que lideram nossas representação mas havemos de fazer uma pergunta simples: Onde estava o Sindicato dos professores de São Lourenço da Mata nos últimos 8 anos que não reivindicaram, além dos salários, ,melhorias no ambiente de trabalho, alimentação e conforto de nosso docentes no exercício de suas funções?

As imagens não negam as péssimas condições das escolas do município e que também influenciam, evidentemente, no rendimento de nossos professores. 








Como exigir de um aluno que se comprometa com estudos e com a sala de aula se estão jogados como sacos de lixo em ambiente insalubre?






Como pode um professor poder se dedicar a sagrada profissão de docente quando sequer tem sala de professores, banheiro adequado, não tem quadros para lecionar nem bancas e cadeiras em sala de aula? 



A pergunta é uma só: ONDE ESTAVA O SINDICATO DOS PROFESSORES DE SÃO LOURENÇO DA MATA QUE NÃO VIU ISSO DURANTE A GESTÃO DE GINO ALBANEZ E ETTORE LABANCA?

5 comentários:

  1. Publica que Dr. Gabriel brigou e não é mais o Secretário de Saúde, briga feia com Jairo Malvadeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho tido tempo sequer de fazer o blog. O assunto é público e perdi o dia correto para publicar. Apenas isso. Quem é o secretário de saúde hoje? Dr. Breno.

      Excluir
  2. Absurdo o que eles estão fazendo, minha vó é professora aposentada da prefeitura e eles nem pagaram aos professores ainda mesmo sem ser aposentado ou não. Tem gente que precisa comprar remédio e tem coisa para paga também.

    ResponderExcluir
  3. magno vc hoje esta contra o sindicato dos professores, vc que era um fiel defensor das causas dos trabalhadores da educação de SLM, dessa forma conhecemos o homem que não admite que seu prefeito seja pressionado a pagar aquilo o que e direito da classe. vergonhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou contra o sindicato, apenas penso que palanque político deve ser armado durante a campanha. Penso... Que quando se tem responsabilidade pelo que se faz, pesa-se as ações... Todos sabem que o prefeito Gino não pagou 13º e salário de dezembro... Todos sabem a grande dificuldade que os professores estão passando... Todos sabem como a prefeitura foi herdada... Em fim... Querer que se pague os salários sem dinheiro para tanto é puro oportunismo... Dar ponta-pés e murros na porta da prefeitura não resolverá nada... Por isso digo e repito: despolitizem a reivindicação... Tentem acertar as coisas de forma equilibrada e com as informações que são públicas e notórias... Apenas isso.

      Excluir