sábado, 18 de fevereiro de 2017

EDITORIAL: VEREADOR DEVERIA GANHAR IGUAL A DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL..

Resultado de imagem para magno dantas
Magno Dantas

A desordem institucional em São Lourenço da Mata é tamanha que um Diretor de Escola Municipal recebe a importância de R$1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) se estiver numa escola com mais de 1.000 alunos. 

A estes professores foram exigidos, além da graduação, especialização em sua área. Trabalham 8 horas por dia, são responsáveis pela organização geral da escola, responsáveis pelo rendimento no IDEB, controlam funcionários, professores no quesito horários, cumprimento de carga horária, cadernetas e pior de todas as funções... Tem que manter todo o ambiente na paz e tranquilidade.

O diretor de escola precisa ter equilíbrio, manter as relações internas das escolas dentro das leis pertinentes, observando o que rege as leis de trabalho, infância, Conselho Tutelar, além de ter que responder a seus superiores tudo o que é solicitado com rapidez e precisão. Atender o pai, a mãe e o responsável. Fiscalizar o cumprimento do conteúdo programático, além de muitas outras atribuições como qualidade na merenda, limpeza... Sobretudo garantir o ensino de qualidade a nossa geração futura, que estará também nas casas Legislativas e terão a responsabilidade de trazer para a população, segurança, saúde, respeito... educação. 

Hoje um diretor de escola pública em São Lourenço da Mata recebe... R$1.500,00!  

Um vereador, que muitas vezes não tem mais do que o ensino médio, a importância de 12,5 mil reais. Também esse desequilíbrio  está posto em nossa constituição... ou seja: apenas os totalmente analfabetos não podem ser candidatos. 

Não vou discutir as questões legais... Mas a questão moral e ética. É um vereador tão mais importante para nossa sociedade que ele receba salários 10 vezes maior do que um professor? Como podem vereadores que estão há anos sentados em seus gabinetes, sem horários fixos (ao menos é o que vejo quando vou a Câmara de São Lourenço da Mata) ou realizam cinco reuniões por mês, que as vezes duram apenas 30, 40 minutos, não serem sensíveis a aumentos justos e necessários? e se assim é... Se existe a necessidade de economizar valores... Porque os vereadores não aprovam leis que reduzam seus salários ao mesmo patamar de um diretor de escola pública... Em São Lourenço da Mata?

Com a palavra Antonio Manga, Leonardo e Deto (de Lajes). 




10 comentários:

  1. Concordo plenamente, em São Lourenço esses vereadores não fazem nada que não seja seja vantajoso pra si mesmo...

    ResponderExcluir
  2. O Plano Diretor de São Lourenço da Mata, não foi revisado, como determina a lei Federal 10257. Segundo Dowbor, o Desenvolvimento Urbano é hoje considerado, junto das politicas Sociais e a Economia criativa as industrias que determinam a nova riqueza das nações. Os Municípios São as locomotivas do desenvolvimento de um pais inteligente, se o pacto federativo priorizasse os municípios, esse pais decolava, mas como vemos a prioridade são os amigos do governante da vez.

    ResponderExcluir
  3. Espero que a Legislatura atual não seja apenas decorativa, tenha protagonismo, muitas vezes no passado verificamos que o executivo antes de ter a lei para executar, invertia a ordem, executava primeiro e depois solicitava uma lei da câmara.

    ResponderExcluir
  4. Espero que a câmara dos vereadores tenha protagonismo e seja um poder de verdade, tradicionalmente é uma secretaria do executivo.

    ResponderExcluir
  5. O Desenvolvimento Urbano, as Funções sociais da Cidade, a cidadania, a Sustentabilidade. Transparência, Gestão democrática, são temas sub discutidos em São Lourenço da Mata.

    ResponderExcluir
  6. Ao meu ver, todo diretor de escola é também um professor, então já recebe como professor e tem uma gratificação por ser Diretor! Correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Em princípio é absolutamente impossível gerir a escola e está em sala de aula.

      Excluir
  7. SABEMOS QUE O SALARIO FOI APROVADO ANTERIORMENTE,MAS É EXORBITANTE,PARA O NUMERO DE REUNIÕES QUE OS MESMOS FAZEM, PARA NÃO COMENTAR O RESTO.

    ResponderExcluir
  8. Parece que o gigante adormecido acordou, mas o despertar em um pesadelo real, pois os governos passados não trabalharam bem, mesmo acordado, o povo vive do carnaval e do futebol, sim perdemos de 7x1 da Alemanha, agora com a realidade na nossa frente, temos oportunidade de fazer certo agora. Vamos esperar que a lava jato comece a transfora o Brasil.

    ResponderExcluir
  9. O mito da Gestão Democrática. Plano Diretor lei 2.159 no seu artigo 2 descreve os princípios do plano diretor:Função social da cidade, função social da propriedade privada, sustentabilidade e Gestão Democrática.

    Enquanto continuarmos a fazer gestão das cidades de forma unilateral sem escutar o povo e principalmente ensinar o povo a entender como funcional uma cidade sustentável. Vamos continuar no modelo das favelas.
    Continuamos a alterar o plano diretor sem discutir com a população, continuamos a fazer as leis plano plurianual, ldo, loa sem discutir com a população. Não temos avaliação das politicas publicas, efetividade, eficacia e eficiência. não vejo o controle interno dos orgãos publicos efetivo. Não temos nos municípios auditórias operacionais. Sim auditores do Municipios.

    ResponderExcluir