
RIO - Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que 73% dos brasileiros apoiam a quarentena temporária com isolamento forçado em casa por conta da pandemia do coronavírus. Outros 24% são contra e 2%, indiferentes. A porcentagem dos que dizem ter medo de contágio da Covid-19 é de 74%. Desse total, 36% dizem ter muito medo e, 38%, um pouco. Mulheres estão entre as mais preocupadas: 44% dizem ter muito medo, ante 35% dos homens. A pandemia é considerada um problema sério por 88%. Até o momento, 18 mortes foram confirmadas e há mais de mil casos. São Paulo e Rio de Janeiro concentram as vítimas.
Já um dos principais grupos de risco, aqueles com mais de 60 anos, representam o maior índice de pessoas que acham que não serão contaminadas pelo vírus: 19%. No geral, 83% dos entrevistados acham que têm chances de serem infectados. Destes, 20% acreditam que o risco é grande; 33%, médio; e 30%, pequeno.
Na percepção da letalidade, os brasileiros estão divididos. Para 45%, muitas pessoas morrerão no país e 46% acham que serão poucas vítimas. Mas a ampla maioria concorda que os idosos serão os mais afetados (85%), seguidos dos mais pobres (50%).
Compartilhe por WhatsApp: Clique aqui e acesse um guia completo sobre o coronavírus
As medidas das autoridades para tentar conter o avanço do vírus apresentam alta aprovação: 92% concordam com a suspensão de aulas, 94% aprovam a proibição de viagens internacionais e 91% são favoráveis à interrupção do futebol.
Já a suspensão de cultos religiosos é considerada adequada para 82% dos entrevistados. Porém o fechamento do comércio deixou o brasileiro dividido:46% são a favor, e 33%, contra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário