O poder do voto se revela como instrumento político de transformação social, de forma positiva ou negativa.
Sob o aspecto negativo, campeia a corrupção e o descaso público e promove o retrocesso político. Quando ocorre a transformação política e social em razão do voto, verifica-se de forma positiva no que diz respeito ao desenvolvimento nacional com vida digna a todos a toda população, como claro reflexo de que os agentes políticos exercem plenamente o exercício da cidadania.
Apesar do avanço tecnológico, a maioria dos cidadãos ainda desconhece o poder do voto e o exercita de maneira equivocada, deixando-se iludir por falsas promessas ou pelo interesse imediatista. Uma menor parcela do eleitorado vota livre e conscientemente em candidatos comprometidos com as causas sociais.
Votar não é apenas ter a oportunidade de escolher aqueles, que por premissa, devem lutar pelos interesses do povo. Vai muito além. Na verdade, é a possibilidade de se ter progresso ou atraso, vitória ou derrota, alegria ou tristeza, saúde ou doença, paz ou guerra, luz ou escuridão, educação ou ignorância, enfim, é algo tão poderoso que pode levar ao sucesso ou ruína.
PARA VOTAR EM UM CANDIDATO É PRECISO O QUE?
É preciso conhecer sua historia de vida privada, social e pública, através de noticiários e outros meios de comunicação (debates, internet e outros). Se as propostas do candidato são voltadas ao interesse coletivo e viáveis a ponto de haver recursos disponíveis para sua execução, inclusive se vem promovendo um bom trabalho social e não se envolveu em coisas erradas, e se ainda exerceu mandatos anteriores, ele cumpriu o que prometeu?
De muitos anos para cá São Lourenço da Mata está envolta em escolhas sem as devidas medidas acima citadas. Candidatos sem propostas, históricos de pouco zelo com a coisa pública, influencias maléficas externas, favorecimentos inescrupulosos e sangue sugas da oportunidade. Falta seriedade nas ações, sensibilidade no trato com as reais necessidades da população, ações que solucionem a fome, o analfabetismo, a péssima qualidade da saúde pública, implemento de saneamento básico, geração de emprego, organização de trânsito, segurança, entre tantas outras necessidades estampadas na "cara" dos que tem a oportunidade de sentar na cadeira do Executivo Municipal... Mas fazem ouvidos de mercador e "cara" de paisagem.
São Lourenço da Mata sofre com líderes que negam até mesmo as legendas que representam. A gestão que se despediu no final de 2020 estava atrelada ao PTB - Partido Trabalhista Brasileiro e ainda assim mostrou durante os três anos e oito meses de governo pouca aptidão a labuta o atual gestor, mesmo estando em uma legenda socialista, ao que parece, sequer sabe o que se significa o Socialismo por ele representado.
Por enquanto o que temos são cestas politicamente básicas e a distribuição de milho que vem aquecer o assistencialismo barato e sem noção. Isso tudo me remete a uma frase lida nas redes sociais que dizia: "É preciso auto-disciplina interior, maturidade intelectual, seriedade moral, senso de dignidade e de responsabilidade, todo um renascimento interior do proletário. Com homens preguiçosos, levianos, egoístas, irrefletidos e indiferentes não se pode realizar o socialismo. (Rosa Luxemburgo
(Fonte: Jorge Luiz da Silva Sales)
Nenhum comentário:
Postar um comentário