Ciente das necessidades da população que se dedica a catação de recicláveis, Milton Micuiba (Secretário de Desenvolvimento de Camaragibe) realizou reunião com catadores para desenvolver ações de melhoramentos do setor na cidade de Camaragibe.
A geração de resíduos hoje é um problema não só ambiental como também social. O crescimento desordenado na aquisição de novos bens de consumo e os desperdícios, tanto no setor doméstico, quanto no setor industrial, resultam na geração de toneladas de resíduos todos os dias, sendo que mais da metade dos materiais coletados não têm a destinação adequada, sendo depositados em lixões, terrenos baldios e até mesmo nos rios, córregos, mares, etc...
É nesta necessidade que entram em cena os catadores de materiais recicláveis, fazendo esse importante trabalho, retirando das ruas, lixões e aterros esses resíduos sejam de papel, plásticos, metais e vidros já utilizados pela população para torna-los realizáveis. Por isso, o incentivo às cooperativas tem grande importância social e para isso é importante que elas cresçam e prevaleçam.
Esses incentivos estão pautados na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, mas para ser efetuado o cumprimento da lei, a separação do lixo por parte do poder público, das empresas fabricantes, comerciantes e da população depois do consumo é um fator primordial.
"Com atitudes simples e importantes como estas e a sensibilidade do poder público em desenvolver políticas públicas direcionadas a essa classe de profissionais, será possível alcançar a responsabilidade social e ambiental de comum interesse, para um mundo melhor e mais sustentável para todos." Pontuou o secretário Milton Micuiba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário