segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

MPT irá fundar primeiro restaurante social do Brasil em Recife, composto por egressos do sistema prisional

 A equipe do restaurante social será formada por administrador, nutricionista, chefe de Cozinha – formado em gastronomia, cozinheiro, auxiliar de cozinha e garçons, todos egressos do Sistema Prisional.


Sistema prisional investe em ressocialização

Tomando como inspiração o primeiro restaurante da Itália localizado dentro de uma prisão, o InGalera, que abriu suas portas em 26 de outubro 2016, na II Casa di Reclusione de Milão Bollate, com um objetivo claro: ajudar prisioneiros em processo de reabilitação de inclusão social. InGalera é um experimento social real que permite que presos sejam gradualmente inclusos na sociedade, vai ter um similar no Recife.

Na capital pernambucana, o Instituto Fênix desenvolve um projeto para construir em Recife-PE o Primeiro Restaurante Social do Brasil, formado unicamente por egressos do sistema prisional, que oferecerá refeições nutricionalmente balanceadas originadas de processos seguros, em local confortável e de fácil acesso, para o público em estado de insegurança alimentar e de baixa renda ao custo de R$ 5,00.

A equipe será formada por administrador, nutricionista, chefe de Cozinha – formado em gastronomia, cozinheiro, auxiliar de cozinha e garçons, todos egressos do Sistema Prisional.

Para esse feito, está em parceria com o Ministério Público do Trabalho – MPT de Pernambuco e também com a previsão de parceria com a Incarceration Nations Network (INN), que é uma rede global que apoia, instiga e populariza os esforços inovadores de reforma prisional e reimaginação da justiça em todo o mundo.

O Instituto Fênix – instituição privada sem fins lucrativos, localizada na rua dos coelhos 485, coelhos, Recife em Pernambuco –, trabalha para diminuir a criminalidade e a reincidência carcerária por meio da qualificação profissional, inclusão de ex-presidiários no Ensino Superior e empregabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário