quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Espionagem ilegal da Abin de Bolsonaro mirava até ministros do STF e governadores

 Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara, e o então governador do Ceará, Camilo Santana, hoje ministro da Educação, foram espionados.



Integrantes da Polícia Federal envolvidos na operação desta quinta-feira (25) e ouvidos por Daniela Lima, do g1, foram informados de que o aparato da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi utilizado para monitorar e investigar ilegalmente até governadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o governo Jair Bolsonaro (PL). As suspeitas recaem sobre o então diretor da Abin, o hoje deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que é alvo da operação nesta quinta.

A Abin teria investido em um monitoramento ilegal do ministro Gilmar Mendes, do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), atualmente ministro da Educação no governo de Lula (PT). A operação desta quinta, denominada "Vigilância Aproximada", representa um desdobramento da "Primeira Milha", iniciada em outubro de 2023 para investigar o suposto uso criminoso da ferramenta "FirstMile". 















Nenhum comentário:

Postar um comentário