terça-feira, 5 de agosto de 2014

Funcionários do Lafepe realizam assembleia para decidir se paralisam atividades

Trabalhadores se reúnem nesta terça, em Dois Irmãos. Greve não é descartada

Os funcionários do Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) realizam assembleia nesta terça-feira, a partir das 7h, para decidir se paralisam as atividades por advertência ou decretam greve por tempo indeterminado. A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Farmacêutica de Pernambuco (Sindprafarma-PE) e pretende pressionar o Governo do Estado para atender as reivindicações da categoria, entre eles o reajuste salarial e aumento no vale alimentação. O encontro acontece no largo de Dois Irmãos.

Segundo o presidente do Sindprafarma-PE, Jaffe Xavier, vários ofícios foram encaminhados ao Lafepe, na tentativa de encontrar um acordo sobre os pontos reivindicados, mas a entidade não se dispôs a negociar com os trabalhadores. “No único encontro que tivemos com o governo – na metade do mês de julho -, antes mesmo de iniciar a reunião, já foram nos informando que nenhum item da lista de 25 pontos solicitados poderiam ser atendidos”, disse Jaffe.
Da pauta de 25 itens, o Sindprafarma concentra as atenções em quatro pontos: reajuste salarial de 12%, adesão da categoria ao vale-cultura, aumento do vale alimentação de R$ 191 para R$ 300 e férias coletivas no mês de janeiro. “Ano passado colocaram as férias para o período entre o Natal e o pós-Réveillon, para a realização de manutenção das máquinas, mas o serviço não foi realizado e tivemos problemas na produção”, explica o sindicalista, acrescentando que por mais de 20 anos as férias coletivas foram concedidas em janeiro.
Sobre o reajuste salarial, o Lafepe teria informado aos trabalhadores que só oferecia à categoria o aumento baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período. Por conta do impasse, Jaffe não descartou a decretação de greve dos trabalhadores. “É possível que a categoria vote pela paralisação ou greve. Os pós e os contras do movimento serão colocados para votação em assembleia, nesta terça-feira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário