sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dilma confirma viagem a cidade de Recife, para inaugurar casas de João da Costa no Via Mangue

A presidência da República acaba de confirmar que, no dia 28 de fevereiro, próxima terça-feira, a presidenta da República, Dilma Rousseff, estará na cidade de Recife. Ela vem entregar casas a moradores que viviam em palafitas na Comunidade beira Rio, no Pina, próximo à Ponte Paulo Guerra. A operação lembra a modernização da avenida Brasília Teimosa, com João Paulo.

O conjunto habitacional foi feito para abrigar famílias que antes moravam no caminho da Via Mangue, nas palafitas do Pina. A obra é do PAC da Copa.

São três habitacionais da Via Mangue, que irão abrigar ao todo 992 famílias que moram em palafitas e locais próximos ao trajeto da via. O primeiro deles, o Habitacional 3 já foi entregue em novembro último e recebeu 352 famílias oriundas das comunidades de Xuxa e parte de Deus Nos Acuda.Os outros cinco blocos do Via Mangue I e o habitacional II deveriam ter sido entregues ainda no ano passado. Ao todo, mais de mil famílias serão beneficiadas pelas intervenções.

Dilma já esteve em Pernambuco há menos de 15 dias, para vistoriar as obras da transposição e da Transnordestina. Ela segue uma dica de Eduardo, que lhe sugeriu fazer o dever de casa para não perder 2012 para a crise internacional.

A visita deve despertar uma grande curiosidade. No interior, em uma atitude louvável, desmanchou palanques armados para faturar com sua passagem. a mulher costuma enfatizar a imagem de técnica durona.

Na capital pernambucana, será inevitável uma associação eleitoral, devido ao clima de animosidade entre os petistas locais. Haverá quem aponte a visita como uma sinalização de apoio presidencial ao prefeito João da Costa. Será que desta vez, o deputado federal joão Paulo divide o mesmo palanque com o hoje adversário?

Via mangue

Além das moradias, as obras da parte viária já estão em andamento cinco pontos. No Cabanga, Rua Imperial, Saturnino de Brito, Antonio Falcão (Canal do Jordão e de Setúbal) e na Beira Rio, próximo ao shopping Rio Mar. A Via Mangue é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, através do PAC da Copa. A intervenção contempla ações de saneamento, habitação e urbanização e representa um investimento de R$ 433,2 milhões.

O projeto prevê a construção de faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. A obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo.

Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos. Com sua implantação, cria-se um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul.

A Via Mangue contempla ações de saneamento, habitação, urbanização e trará para a Zona Sul da Cidade uma nova alternativa de tráfego com a implantação de uma via que irá do Pina (Ponte Paulo Guerra) até Boa Viagem (altura da Rua Antônio Falcão), margeando o manguezal com 4.750m de extensão. Ela representará a possibilidade de alternativa de tráfego para milhares de pessoas que moram nos bairros da zona sul da cidade e auxiliará no desenvolvimento econômico dessa região, hoje considerada um importante pólo de serviços do Recife em franca expansão

Nenhum comentário:

Postar um comentário