Jaboatão realiza nesta sexta-feira a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), abrirá nesta sexta-feira no Hotel Golden Beach, no bairro de Piedade, a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social (Consocial). A prevenção e o combate à corrupção também estarão na mesa de debates. Segundo o vice-prefeito e controlador geral do município, Edir Pinto Peres (DEM), foi-se o tempo em que os governos faziam as coisas por conta própria, sem dar satisfações à sociedade.
Hoje, disse ele, tudo é discutido e feito com os conselhos municipais, que funcionam no município como instrumentos de controle social. Após a conferência de abertura, falarão o representante do Tribunal de Contas da União, Fabiano Luna, e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, Paulo Rubem Santiago (PDT)
OPINIÃO DESTE BLOG
Onde estão as prestações de contas dos meses de setembro/2011, outubro/2011, novembro/2011, dezembro/2012, janeiro/2012 e fevereiro/2012 de São Lourenço da Mata? Não se faz transparência da forma que São Lourenço da Mata faz.
A Lei da Relatividade e a Transparência das políticas publicas
ResponderExcluirO espaço e o tempo são relativos, em São Lourenço da Mata a forma de gestão e de fazer política tem uma dobra distinta, mais lenta, os processos de transformação e mudanças parecem que estão em outra dimensão, ou será que os avanços nos meios de comunicação, informação, informática, os avanços tecnológicos, se contrapõem a falta de acesso as informações das políticas publicas de são Lourenço da Mata que são assimétricos. Temos mais propaganda do que acesso aos programas das políticas publicas.
Podemos afirmar não conhecemos oficialmente os números de são Lourenço da mata, suas leis municipais, seus atos administrativos do governo, portarias. Que deveriam ser publicados em diário oficial do município.
A informalidade é uma pratica do cotidiano do município, que é caracterizada e facilmente verificada pelas questões urbanísticas, pela falta de controle urbano e também não existe discussão com a população sobre o plano Diretor Participativo. E das leis orçamentárias.
O Governo do Município de São Lourenço da Mata considera imune aos avanços da tecnologia da informação e das criticas que lhe são conferidas de um governo sem transparência e que prefere a comodidade do discurso ao debate e discussão acalorada mais que é uma pratica comum em um espaço democrático.
Sua preferência por não fazer a Conferencia Municipal de Transparência e Controle Social, 1ª CONSOCIAL, só vem confirmar que o Governo de São Lourenço da Mata está fora de sintonia com a realidade. Esta em outra dimensão.