sábado, 10 de novembro de 2012

Prefeitos farão "greve" no interior de Pernambuco

O prefeito de Palmeirinha e presidente da Consórcio de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), Eudson Catão (PSB), fez duras críticas à presidente Dilma Rousseff (PT) e a maneira pela qual o Governo Federal tem conduzido a crise. “Ela tem que fazer como o presidente Lula fez em 2010, com a tromba d’água. Tem que vir aqui e pisar na lama. Se for esperar a legalidade e burocracia, não haverá solução. Dilma só manda recursos para carros pipa e mais nada. Falta sensibilidade da presidente com o sofrimento dos municípios na seca”, disse. Em entrevista ao Jornal do Commercio, ele exemplificou a situação do município sob sua responsabilidade. "Educação, ação social, tudo fechado, como se fosse ponto facultativo”, declarou.
Outro prefeito insatisfeito com a sitaução é da cidade de Nazaré da Mata, localizado na Zona da Mata pernambucana. Nado Coutinho (PTB) informou que a receita municipal já registra uma redução de 15%. “Já fiz demissões, cortei gratificações e 70 cargos comissionados foram exonerados. Vai atingir o Carnaval de 2013. Nazaré é um dos polos de animaçõa do Estado, mas não vamos poder fazer do mesmo jeito. Contratamos para 2012 três trios elétricos, este ano só será um”, declarou.
A greve conta com apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que enviou um ofício à ministra de Relações Institucionais, Idelli Salvatti, no mês passado, com o objetivo de apresentar a crise financeira pela qual passam diversas cidades país afora. No próximo dia 13 , ocorrerá um encontro entre os prefeitos e a ministra, no auditório Petrônio Portela, no Senado, para discutir alternativas que possam ser adotadas pelas prefeituras  de maneira que possam sair da crise atual em que se encontram. Estão à frente do protesto a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e Codeam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário