O Blog do magno dantas já fez a denúncia desde 14 de março de 2015 que o tratamento d'água não estaria sendo feito em São Lourenço da Mata. Agora a Polícia Federal deflagra a Operação Despejo, através da delegacia de crimes contra o meio ambiente, nesta quinta-feira (6).
A COMPESA DESPEJA O ESGOTO DIRETAMENTE NOS CÓRREGOS QUE DESPEJAM NO RIO CAPIBARIBE!
O objetivo é reprimir crimes de “poluição hídrica”; neste caso, são despejos de esgoto bruto, sem tratamento ou com tratamento insuficiente, promovidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), através de suas estações de tratamento de esgoto. Foram coletadas amostras de esgoto para que sejam feitos testes que comprovem ou refutem a poluição por parte da empresa.
Através de fotos enviadas a esse blog por moradores da cidade é fácil constatar o absurdo que vem acontecendo, apesar de todo o bairro do Parque Capibaribe pagar taxa de 80% para o tratamento que não vem acontecendo.
Periodicamente a COMPESA despesa dejetos sem tratamento nos córregos que deságuam no rio Capibaribe, conforme se pode ver na foto ao lado. Por não ter hora prevista, o blog esteve presente ao local mas não conseguiu flagrar a ação, no entanto eleitores atentos registraram o momento exato dessa operação hedionda que continua sistematicamente acontecendo.
Segundo Giovani Santoro, chefe de comunicação da Polícia Federal de Pernambuco, a investigação foi iniciada a partir de levantamentos feitos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e laudos da CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente).
"A investigaçao começou em virtude do levantamentos desses dados que vieram a constatar que a Compesa estaria lançado dejetos não só sobre o mar, como também no rio, sem passar por análise prévia e em quantidades inadequadas. E mais, estaria havendo também desvios na tubulação que não estariam passando por análises laboratoriais. Ou seja, todo dejeto bruto estava sendo lançado nesses locais provocando diversas doenças nos seres humanos", finaliza Giovani.
Caso seja confirmado o tratamento inadequado, com resultados que possam causar danos na qualidade ambiental, em nível que possa afetar a saúde humana, ficará caracterizado como crime, com penas de 1 a 4 anos de reclusão, e multa, além de crimes contra a administração ambiental. Os responsáveis pelas gerências, laboratórios e estações de tratamento, prestarão depoimento à Polícia Federal quanto aos fatos investigados.
Veja a postagem completa feito pelo blog do Magno Dantas em 14 de março de 2015:
DENÚNCIA: ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS DO PARQUE CAPIBARIBE ESTARIA SEM FUNCIONAR HÁ MESES"
Durante recentes chuvas que caíram sobre a cidade da copa e que inundaram o bairro de Muribara,(São Lourenço da Mata), equipes da COMPESA estiveram na estação de tratamento de resíduos para realizarem serviços de urgência.
Morador da cidade, que não quer se identificar por motivos óbvios, nos procurou para fazer a denúncia:
"Ouvi claramente quando os trabalhadores conversavam entre si e diziam que a estação de tratamento já não funciona há mais de um ano e que em 60 ou 90 dias seria desativada definitivamente."
Preocupado com a situação, o morador procurou-nos para fazer a denúncia e solicitou que não tivesse o nome divulgado, visto que seria a palavra dela contra a dos trabalhadores.
Mais grave do que isso é o fato de que, se confirmadas as denúncias, moradores do Parque Capibaribe que representa mais de 25% da população de São Lourenço da Mata, estariam pagando 80% de taxa de esgoto em suas contas sem ter os serviços oferecidos pela empresa, além de terem os dejetos jogados diretamente no rio Capibaribe.
Mediante isso, o blog do Magno Dantas encaminhou as informações para autoridades constituídas do estado e solicitou que fosse averiguadas as veracidades das informações.
Com informações do NE10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário