domingo, 30 de agosto de 2015

Globo, Folha e Estadão omitem presença de Pepe Mujica no Rio

Da Redação

Sim, leitor do Globo: Pepe Mujica esteve no Rio
Sim, leitor do Globo: Pepe Mujica esteve no Rio





















Os jornalões brasileiros do grupo da velha mídia omitiram nas capas da sua edição de hoje (28) a presença do ex-presidente Pepe Mujica no Rio de Janeiro. A estrondosa passagem do ex-presidente uruguaio, que fez palestra na sede da ABI pela manhã e teve encontro com centenas de estudantes na Uerj no fim da tarde - esta transmitida ao Vivo por Conexão Jornalismo (você pode assistir aqui), -, não repercutiu. E isso sem considerar que no caminho Mujica parou em um boteco na Praça da Bandeira para se deliciar com feijoada, rabada e cerveja. Para os jornalões, temas ligados à conjuntura política em Brasília ganharam a prioridade.


A sintonia entre os impressos não é novidade. Se juntos estão na aferição objetiva da queda nas vendas de exemplares nas bancas e assinaturas, adotam a mesma frequência na prática do denuncismo e da indiferença diante de temas importantes. Prova disso foi a própria presença do líder uruguaio: o mais popular político do continente, capaz de mobilizar a juventude como nenhum outro na atualidade, seria notícia de destaque em qualquer jornal do mundo.

Esta semana outra sintonia fina chamou a atenção. A omissão diante da repercussão nas redes sociais e nos blogs independentes da citação do doleiro Alberto Yousseff de que Aécio Neves teria recebido propina de Furnas (leia aqui). A notícia, igualmente importante, foi tratada de modo a não se destacar no meio do noticiário.

Sobre isso uma colunista de um dos jornalões, com aparições esporádicas na TV, disse em tom de deboche: "não comentei nada porque o assunto se perdeu em meio a uma avalanche de outros casos!" Então tá.

Leia também:
Pepe Mujica diz acreditar em conspiração internacional contra governos democráticos na AL

Curioso é que a omissão diante de temas importantes não é algo que hoje passe despercebido para a maioria dos leitores. O acesso à internet e a blogs independentes antecipa a notícia. Isso obriga os veículos da velha mídia a repetirem o noticiário. Ou deveriam fazê-lo até com mais aprofundamento já que dispõem de pessoal e recursos. Mas a indiferença tem uma explicação: sobrevive no íntimo da maioria dos editores a ilusão de que vive-se ainda os anos passados quando só era notícia o que era estampado nos jornais.

Já naquele tempo sabia-se: pior do que a notícia manipulada ou tendenciosa é a notícia omitida. Esta custa muito caro. Em muitos sentidos - especialmente no que diz respeito a ignorância inoculada.

Agora, nestes tempos de Internet, o leitor/internauta tem a dimensão do que já lhe é roubado no direito à informação. E pode imaginar o prejuízo que experimentou em passado recente.

Omissão da matéria sobre envolvimento de Aécio em Furnas virou piada na rede
Omissão da matéria sobre envolvimento de Aécio em Furnas virou piada na rede  

Nenhum comentário:

Postar um comentário