segunda-feira, 12 de outubro de 2015

DOMINGO 18 CHEGA O HORÁRIO DE VERÃO. PERNAMBUCO ESTÁ FORA.


Do primeiro minuto do próximo domingo, dia 18, até 21 de fevereiro de 2016 vai vigorar o Horário Brasileiro de Verão.



 Os relógios devem ser adiantados uma hora Em mais dez estados: Rio Grande do Sula, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, além do Distrito Federal. 

Como nunca antes, economizar energia desta vez é necessário. A adoção do sistema de bandeiras tarifárias para capitalizar o sistema elétrico brasileiro elevou o custo. No último horário de verão o governo calculou economia de mais de R$ 450 milhões e o dinheiro seria gasto na construção de novas usinas.

Ainda não foi anunciada a estimativa oficial do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre quanto o horário vai poupar. Na avaliação do coordenador de Eficiência Energética da PUCRS, professor Odilon Francisco Duarte, neste ano a média deve ficar em 250 MW médios. A carga corresponde ao consumo do Distrito Federal. Na edição passada do horário de verão a economia foi maior, chegando a 265 MW. O resultado menor previsto para este verão deve-se ao uso mais intenso da energia das termelétricas. Hoje, conforme Duarte, 26% da energia elétrica do país provêm de fonte termelétrica, e não há como desligar essa matriz. Desativar caldeiras de uma usina é processo demorado, apropriado a períodos de manutenção.

Na Região Sul, acredita o professor Duarte, a economia deverá chegar a 65 MW médios, equivalente ao consumo de Florianópolis. Técnicos do Grupo CEEE trabalham com números semelhantes aos do verão passado. Nos momentos de pico de demanda o horário deve poupar 4,3% da carga. O pico de consumo deste verão deverá ser bem maior. São esperados 7.148 MW. No verão passado a demanda máxima foi de 6.641 MW.


Nenhum comentário:

Postar um comentário