domingo, 29 de novembro de 2015

Premiê holandês diz que UE pode cair como o Império Romano

  pinterest linkedin
Fri Nov 27 16:31:00 BRT 2015 - AFP
 A Europa corre o risco de cair como o Império Romano, em razão da crise migratória, afirma o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, citado pelo jornal Financial Times. Atualmente, existem inúmeras divergências entre os membros da União Europeia sobre a forma de gerir a chegada de centenas de milhares de sírios, iraquianos, afegãos e eritreus.

"A primeira fase é assegurar que as fronteiras estão sob controle", afirma Mark Rutte, cujo país assumirá a presidência semestral do bloco em janeiro. "O Império Romano nos provou e todos nós sabemos, os grandes impérios desmoronam se as fronteiras não estão bem protegidos", afirma o funcionário, que falou a vários meios de comunicação, incluindo o jornal financeiro.
O governo holandês tem feito da gestão da crise migratória uma das suas prioridades durante a sua presidência do clube dos 28. "Temos que parar este fluxo de migrantes para a Europa, não podemos continuar nos níveis atuais", acrescentou o primeiro-ministro ao jornal digital EUobserver.
Na quarta-feira, o ministro holandês das Relações Exteriores, Bert Koenders, pediu maiores esforços para manter vivo o espaço europeu de livre circulação de Schengen. Mas o ministro das Finanças holandês e presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, advertiu nesta sexta-feira que um pequeno grupo de países da UE, incluindo a Holanda, poderiam ser forçados a formar um "mini-espaço Schengen", se não houver uma solução para a crise de imigração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário