domingo, 14 de fevereiro de 2016

Ministra ouve queixa de moradores de PE sobre dengue em mutirão

Forças Armadas percorreram as ruas conscientizando a população. Titular do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, participa da ação.
Ministra do Desenvolimento Social, Tereza Campello visita residências no Recife (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Ministra do Desenvolimento Social, Tereza Campello (de branco) visita residências no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife, no Dia Nacional de Combate ao Aedes (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Mais de 7 mil militares do Exército, Aeronáutica e Marinha percorrem, neste sábado (13), 44 municípios pernambucanos no Dia Nacional de Combate ao Aedes. A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, participou da ação no Recife e conversou com moradores, que relataram casos frequentes de dengue e chikungunya nas famílias durante as abordagens.

A professora Rosali Ferreira (de amarelo, na foto principal) foi uma das primeiras a receber a visita da ministra e dos agentes. O marido dela e a filha tiveram chikungunya, enquanto o filho teve sintomas que se assemelhavam à dengue e zika, mas não chegou a fazer exames para identificar a doença.
Em conversa com a ministra, a professora pediu por saneamento e investimentos em pesquisa, afirmando ainda que ações de conscientizaçaõ são paliativos apenas. "O sistema de saúde não está aguentando. A UPA não está dando conta. Minha filha precisou de um neuropediatra, mas não conseguia. Imagina essas crianças com microcefalia", reclamou a professora.
O pastor Edney dos Santos mora poucas casas após a professora e contou que teve dengue, assim como a filha e a esposa. Embora acredite que a conscientização é importante, ele defende uma ação mais incisiva do estado. "Tem muita gente que ainda está 'nem aí'. Tem que conscientizar, mas tem que combater nas casas também", afirma o pastor.
O objetivo da ação é mobilizar e informar a população, para que todos se engajem no extermínio de focos do mosquito transmissor do vírus da zika, dengue e febre chikungunya.
No Grande Recife serão 31 bairros visitados. Antes de seguir para as ruas, a ministra participou de uma cerimônia no 7º Comando Militar, no bairro do Engenho do Meio, na Zona Oeste do Recife, de onde saíram aproximadamente 1.300 militares. Em conversa com a imprensa, ela reforçou a importância da campanha de conscientização e a necessidade do engajamento da população.
“O Exército não está indo para a rua para acabar sozinho com o mosquito, está indo para conscientizar a população. Estamos indo às ruas para convencer à população de que cada um precisa fazer a sua parte. Se a população não se engajar, não vamos conseguir acabar com os criadouros. Num dia de semana, tem pouca gente em casa, hoje é um dia em que as famílias estão em casa”, destacou a ministra.
Em todo o Nordeste, são mais de 20 mil militares percorrendo as residências. Pernambuco recebe uma atenção especial devido ao número de casos – são 167 bebês que com confirmação de microcefalia ligados ao zika vírus, através de exames específicos. “Temos uma dedicação especial a Pernambuco porque temos um número de casos importantes. Já estamos com processo de compra de repelentes para as gestantes, grávidas, que tenham ido iniciar o seu pré-natal”, apontou Tereza Campello.
Em Pernambuco, militares participam de mutirão nacional de combate ao Aedes (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Militares perfilados antes do mutirão nacional de combate ao Aedes (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
Além da conscientização, a Prefeitura do Recife realiza um mutirão em dois bairros para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, neste sábado (13). Na Ilha Joana Bezerra,  24 agentes de saúde ambiental e controle de endemias e 30 militares das Forças Armadas visitam cerca de mil imóveis e 12 estabelecimentos comerciais, enquanto profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) fazem a remoção de entulhos das ruas da comunidade. Em Areias, na Zona Oeste, 12 agentes e 30 militares visitam mais de mil residências.
O trabalho, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, inclui a eliminação mecânica dos focos, o tratamento focal dos possíveis criadouros com larvicida biológico e abordagem educativa com os moradores sobre como evitar a proliferação do vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Ministra do Desenvolimento Social, Tereza Campello, e o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Tereza Campello e o vice-governador de PE, Raul
Henry (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
O município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, já está distribuindo repelentes para as gestantes. Para o Brasil, ainda não tem previsão da distribuição para as mães de baixa renda começarem a receber. “Segue a orientação para as gestantes usarem roupas com mangas e também roupas claras”, afirmou a ministra.
Na sexta-feira (19), vai ser iniciada nas escolas públicas a campanha de conscientização das crianças nas escolas públicas. “Todos os dias são dias de combater o mosquito. As crianças são multiplicadoras, é muito importante esse trabalho de conscientização”, destacou a ministra.
O comandante Militar do Nordeste, general Manoel Pafiadache, explicou que já está em contato com o Governo de Pernambuco elaborando também a ida as escolas. “Temos médicos já elaborando as duas palestras específicas para orientar a população”, afirmou, lembrando que os militares do Exército passaram por capacitações para percorrer as ruas e sensibilizar a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário