sábado, 13 de agosto de 2016

Desembarque fora do ponto de ônibus entre 22h e 5h é garantido por lei

Alepe promulgou medida que autoriza usuários de ônibus a descerem em locais movimentados



A possibilidade de desembarcar fora do ponto de ônibus entre 22h e 5h, que existia na forma de uma portaria do Grande Recife Consórcio, agora tem força de lei. A Assembleia Legislativa (Alepe) promulgou a Lei Estadual 15.878/2016, que autoriza usuários a descerem dos coletivos em locais mais iluminados ou movimentados. Já no Centro expandido, fica permitido o embarque em qualquer parada, o que muda a operação de linhas que só atendem pontos específicos, como na avenida Conde da Boa Vista.
A medida, publicada no Diário Oficial e com validade desde ontem, visa a aumentar a segurança no transporte público, que já foi cenário de 1.053 assaltos neste ano, segundo o Sindicato dos Rodoviários. Só nas últimas 48 horas, foram nove. Num deles, no Cabo, um motorista foi baleado. Nesta sexta-feira, trabalhadores do sistema protestaram na PE-15 contra a insegurança.
"É uma situação que atormenta não apenas os trabalhadores, mas toda a população. Além do que acontece dentro dos ônibus, as abordagens ocorrem nas paradas, dentro do terminal e também nas estações de BRT", criticou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio. O motorista baleado, João José da Silva, 55 anos, já está em casa e recupera dos ferimentos. Ele foi atingido por uma bala de espingarda calibre 12.
Além da lei sancionada pelo governador Paulo Câmara e promulgada na Alepe, outras medidas vêm sendo anunciadas para barrar o aumento da criminalidade nos ônibus. Em até quatro meses, por exemplo, todos os coletivos da Região Metropolitana terão que contar com quatro câmeras de melhor resolução. Já as investigações dos assaltos foram unificadas na Operação Viagem Segura, sob responsabilidade do delegado Joel Venâncio.
As primeiras prisões de suspeitos foram realizadas no início desta semana. Os trabalhos estão ocorrendo de forma integrada ao setor de inteligência da Secretaria de Defesa Social. Outra medida posta em prática é a diminuição da quantidade de dinheiro dentro dos ônibus. A linha 901-TI Abreu e Lima/TI Macaxeira foi a primeira, entre as convencionais, a receber o pagamento da tarifa exclusivamente pela bilhetagem eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário