domingo, 25 de setembro de 2016

MEIRA ABRE FRENTE DE 8 PONTOS EM CAMARAGIBE


Se as eleições fossem hoje, o candidato do PTB a prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira, seria eleito com uma frente de quase nove pontos, derrotando o prefeito Jorge Alexandre (PSDB). Segundo pesquisa do Instituto Opinião, Meira lidera com 35,3% das intenções de voto, enquanto Alexandre aparece com 27,8%. O candidato do PCdoB, Vinícius Lemos, aparece com apenas 7,8%, enquanto Luiz de França, do PTdoB, tem 1% e Adriano Simplício, do Psol, 0,3%. Brancos e nulos representam 14,3% e indecisos somam 13,8%. Em termos numéricos, como devem votar 90 mil eleitores, Meira teria hoje uma vantagem de mais de oito mil votos, faltando apenas oito dias para as eleições municipais.

Como o candidato do PCdoB está fora da disputa, devido à renúncia do seu vice Alamar Dias, que passou a apoiar Meira, a frente do trabalhista pode ser, na prática, muito maior, porque são eleitores que dificilmente migrariam para Jorge. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado tem que lembrar o nome do candidato de preferência sem ter acesso aos nomes no disco da pesquisa, Meira aparece com 24,3% e Alexandre tem 21,8%.

Lemos, que não é mais candidato, aparece com 4% e Adriano Simplício foi lembrado por 0,3%. Luiz de França não foi citado pelos entrevistados. Brancos e nulos somam 12,5% e os indecisos representam 36,5%. No cenário de rejeição, o prefeito Jorge Alexandre aparece no topo. Dos entrevistados, 29,5% disseram que não votam nele de jeito nenhum. Aparece em seguida o candidato comunista, com 18,8%. Demóstenes Meira tem apenas 11,3% e Luiz de França 5,3%. Simplício aparece, por fim, com 4,5%. Entre os entrevistados, 9% afirmaram rejeitar todos e 21,6% disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos.

O Instituto Opinião aplicou 400 questionários entre os dias 17, 18 e 19 de setembro nas localidades de Alberto Maia, Aldeia, Aldeia de Baixo, Alto da Boa Vista, Alto Santo Antônio, Areeiro, Bairro dos Estados, Bairro Novo, Borralho, Carmelita, Celeiro, Céu Azul, Estação Nova, Jardim Primavera; João Paulo II, Nazaré, Novo do Carmelo, Oitenta, Santa Mônica, Santa Tereza, Santana, São Jorge, Tabatinga, Timbi, Vale das Pedreiras, Vera Cruz, Viana, Vila da Fábrica e Vila Inabi. A pesquisa está registrada no TRE sob o protocolo PE-00736/2016.
O intervalo de confiança estimado é de 95 % e a margem de erro máxima estimada de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

Quando o levantamento é estratificado, Demóstenes Meira tem melhor desempenho entre os eleitores na faixa etária entre 25 a 34 anos (45,5%), entre os eleitores com escolaridade do 6º ao 9º ano (40,8%) e entre os eleitores com renda familiar de um a dois salários mínimos (38,8%). Por sexo, 36,2% dos seus eleitores são homens e 34,4% são mulheres.

Jorge Alexandre, por sua vez, lidera entre os eleitores jovens, na faixa 16 a 24 anos (38,1%), entre os eleitores com grau de instrução com ensino médio (30,3%) e entre os eleitores com renda familiar de até um salário (30,2%). Por sexo, 31,1% dos eleitores são mulheres e 23,4% são homens.
Gestão reprovada

O instituto Opinião também pesquisou a avaliação das gestões do prefeito, do governador e do presidente da República. O atual prefeito e candidato à reeleição, Jorge Alexandre, tem a expressiva reprovação de 57,3% dos entrevistados, enquanto 34% aprovam sua administração e 8,7% não responderam ou não souberam opinar. O governador Paulo Câmara tem a aprovação de 47,3% e a desaprovação de 32,3%. O presidente Michel Temer é reprovado por 59,8% e conta com a aprovação de 16,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário