terça-feira, 22 de agosto de 2023

Popularidade digital de Bolsonaro afunda cada vez mais diante do avanço das investigações da Polícia Federal

 

Popularidade de Bolsonaro nas redes despenca após escândalo do desvio de joias, aponta Quaest



247 - A popularidade digital de Jair Bolsonaro (PL) sofreu uma acentuada queda em meio a um cenário marcado pelo escândalo envolvendo um esquema de desvio de joias, de acordo com o Índice de Popularidade Digital (IPD) da Quaest. Segundo o instituto, essa tendência de declínio já vinha sendo observada desde sua saída da Presidência da República, mas as recentes investigações da Polícia Federal e as declarações do hacker Walter Delgatti Netto, também conhecido como o hacker da Vaza Jato, tiveram um impacto significativo em sua influência nas redes sociais. 

O IPD, que é avaliado diariamente pela Quaest, mede a popularidade de figuras públicas em plataformas como Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, Wikipédia e Google. Os resultados variam entre 0 e 100 pontos e são calculados com base em 152 variáveis. Bolsonaro, que já havia alcançado bons resultados no IPD em maio, quando ficou atrás do presidente Lula (PT), viu seus índices caírem consideravelmente após as investigações sobre a venda ilegal de joias, destaca reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

No mês de agosto, a situação de Bolsonaro se complicou ainda mais em termos de visibilidade digital. A operação da Polícia Federal denominada Lucas 12:2, que investiga as suspeitas de envolvimento de Bolsonaro em desvios de bens públicos para enriquecimento pessoal, teve um efeito negativo em sua popularidade online. As informações relacionadas à operação, juntamente com a divulgação de uma nova busca e apreensão, contribuíram para uma queda acentuada em sua pontuação no IPD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário